Translate

sexta-feira, 26 de abril de 2013


  Sir Arthur Conan Doyle

Hoje vou contar um pouco da história do grande escritor Sir Arthur Conan Doyle.



Escritor escocês (22/5/1859-7/7/1930). Criador de Sherlock Holmes, o detetive mais célebre da literatura mundial. Filho de católicos irlandeses, nasceu em Edimburgo, onde se formou em medicina, profissão que continuou a exercer no início da carreira de escritor.
Seu primeiro livro, Um Estudo em Vermelho (que eu já li), publicado em 1887, introduz o meticuloso, observador e eficiente Sherlock Holmes e seu companheiro, Dr. Watson, bem como um aparato de investigações relacionado a Baker Street, a casa fictícia de Holmes.



Mais tarde, a partir de 1891, as aventuras de Sherlock Holmes transformam-se em série na Strand Magazine. Cansado da própria criação, Doyle tenta matar o personagem, mas é obrigado a revivê-lo em 1903. Redige também romances históricos, como The White Company (1890), e peças de teatro.


Desenvolvimento da criminologia



O estilo direto da narrativa e a vivacidade dos diálogos, acrescidos do poder de imaginação nas tramas, fazem de Conan Doyle um autor lido sempre com agrado. Sua engenhosidade teve o mérito de estimular o desenvolvimento da criminologia. E seus livros jamais foram superados - nem mesmo pelo moderno romance policial, quase sempre de estilo mais agressivo (acho difícil algum conto supera-lo).

A ampla bibliografia de Arthur Conan Doyle, em que se relatam as aventuras de Sherlock Holmes e seu companheiro Dr. Watson, é conhecida como "Cânone Holmesiano", e é formada por quatro romances e 56 contos.

Morte

Conan Doyle foi encontrado apertando seu peito nos corredores da Windlesham, a sua casa em Crowborough, East Sussex, no dia 7 de julho de 1930. Ele morreu de ataque cardíaco aos 71 anos. Suas últimas palavras foram ditas à sua esposa: "Você é maravilhosa.".
Undershaw, a casa que Conan Doyle havia construído nas redondezas de Hindhead, ao Sul de Londres, e onde ele viveu por aproximadamente uma década, virou um hotel e restaurante entre 1924 e 2004. A casa foi, então, adquirida por um desenvolvedor, e foi mantida vazia desde então enquanto conservacionistas e fãs do autor lutam para preservá-la.
Há uma estátua em honra a Conan Doyle em Crowborough Cross, Crowborough, onde Conan Doyle viveu por 23 anos. Também há uma estátua de Sherlock Holmes em Picardy Place, Edimburgo, Escócia, próximo a casa onde Conan Doyle nasceu.



Aqui no blog eu já fiz resenha do conto:"A Pedra Mazarino"
Se quiser vê-la clique aqui!




By:Ivan Gabriel
Revisor:Kayke Oliveira

Um comentário:

  1. Nossa cara parabéns! Gostei bastante do texto. Tem muitas informações sobre o autor que são desconhecidas! Eu mesmo, embora goste muito de Sherlock, não sabia essas coisas!
    Texto muito bacana!

    ResponderExcluir